sábado, 21 de abril de 2018

O Pitbull e o American Staffordshire são os únicos cães proibidos de morderem!

O Pitbull e o American Staffordshire são os únicos cães proibidos de morderem!

Coloquei o nome pitbull em vez de staffordshire porque tanto o American Staffordshire Terrier como o American Pitbull Terrier são vítimas de preconceitos infundados. Infelizmente essa fama surgiu porque pessoas mentalmente insanas aproveitaram a sua coragem para condicioná-los para a rinha, a briga entre cães e touros e neurotizaram tanto esses cães que os tornaram psicóticos. Do mesmo modo que podemos psicotizar um ser humano podemos com mais facilidade fazer isso com um cão que não tem condições de elaborar certos fatos. Algumas pessoas desejam que o american seja um cão completo e perfeito. Nenhuma raça é perfeita. Isso vale para o ser humano. Se desejas que o teu american seja desconfiado com estranhos e possa atacar um intruso que esteja ameaçando a família não podes exigir que ele seja assim, ao natural, se todo o mundo entra na sua casa e o acaricia como um bichinho de pelúcia. Mas existe um fato: qualquer raça que atacar alguém será entendido como natural mas se um pitbull morde a reação é outra. Já pensam que é um cão assassino. 
Socializando bastante ele será dócil e querido com outros cães. Acostumado a brincar com crianças ele tenderá a ser meigo com elas e brincalhão. Afastado do convívio com crianças poderá estranhar alguma que esteja puxando a sua orelha e que nunca tenha visto. Mas a regra é ele gostar muito de crianças. Qualquer cão pode morder. Nesses 26 anos que crio procurei conservar e aperfeiçoar os bons temperamentos. Isso me parece uma verdade porque nesses anos todos nunca recebi um e-mail ou contato de algum cliente que tenha um american de minha criação e relate um ataque a alguém da família. Quando alguém me visita eu nem prendo os cães mas quando uma criança entra eu tomo cuidados porque não quero me arriscar. Mas já aconteceu de meus filhos trazerem amigos e eu não prender e nada aconteceu. Os relatos das pessoas que possuem americans e crianças tem sido ótimos mas eu não acho recomendável deixar um american solto com crianças estranhas e virar as costas. isso vale para qualquer raça. Um poodle pode fazer estragos. Confio mais num american. Para resumir, tirando a eventual e rara possibilidade de algum desvio de carater, fato que creio ser possível notar na convivência com o cão, o american é um excelente amigo das crianças e apto a conviver harmoniosamente com elas e amigos da família. Importante que seja tratado com amor e socializado para mostrar o seu melhor. Um treinamento de obediência não deve ser de estímulo para a agressividade. O american ao natural tenderá a proteger a família. Condicioná-lo a atacar pessoas pode ser perigoso. Melhor um adestramento de obediência para que tenhamos um melhor controle sobre ele. E isso vale para todas as raças.
Tenho percebido um elevado índice de pessoas entusiasmadas com a relação do american staffordshire e do staffordshire bull terrier com crianças especiais, portadoras de dificuldades de relacionamento, autistas e toda a sorte de desequilíbrios. A verdade é que o american por ser um companheiro fiel e afetivo, sujeito a receber atos agressivos de uma criança sem revidar e ainda sempre estar atento a ela e manifestar aceitação total e irrestrita reforça o ego que está fragilizado ou distante do convívio social por bloqueios afetivos ou dificuldades.
Nelson Filippini Almeida
Psicoterapeuta de base analítica
Criador da raça American Staffordshire Terrier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

American Stafforshire uma paixão que se tornou hábito

Uma paixão que se tornou hábito A palavra Venda de Filhotes de American Staffordshire me parece forte. Por isso nunca escrevi essa pala...