sábado, 21 de abril de 2018

O cão que morde o dono

O cão que morde o dono

Qualquer cão pode ter algum destempero quando geneticamente seus ancestrais não sejam confiáveis. Eu seleciono há 26 anos. Não estamos livres de algum cão, independentemente da raça, apresentar algum distúrbio mental. Mas até hoje nunca tive um caso. Tomara que isso nunca aconteça. Na verdade aconteceu uma só vez com uma fêmea que mordeu a mão de minha esposa. Mas foi culpa dela ao lidar com um filhote que sangrava, correu à noite com o filhote na mão, justamente no dia que ela separou a ninhada da mãe. A Kabala entendeu que seu filhote estava sendo ameaçado e foi um ato de proteção.
Nós sabemos de casos de filhos que matam os seus pais. Mas nós não esperamos que isso ocorra com a gente. Não é normal que isso aconteça. Eu tenho 5 filhos. Espero que nenhum tente me matar algum dia. Não creio que isso possa acontecer. Mas leio nos jornais casos desse tipo. Entenderam a analogia com os casos caninos? Se fossemos influenciados pelos jornais pelos casos de traição que acontecem não casaríamos. E é mais fácil sermos traídos por nossos parentes do que sermos atacados por um dos nossos americans.
Já tive dezenas de americans formando meu plantel em momentos diferentes. Nunca um american me mordeu. Mesmo quando estava provocando dor ao retirar espinhos da boca com um alicate por terem mordido um porco espinho. Cheguei a tirar 90 espinhos ou mais numas 5 vezes em americans diferentes pois moro num sítio. Tirei com um alicate, sem anestesia. Poderia ter sedado. Passei a fazer nas outras vezes. Tirava com rapidez mas doia. Mesmo assim não me morderem. Em momentos que queriam cruzar com uma fêmea, plenos de desejos instintivos e eu as vezes me metendo para tentar ajudar. Me atravessando no meio de forma indesejável para o macho. Ou para a fêmea que rosnava para o macho por não aceitar ainda. Mas eu não era ameaçado. Porque? Hierarquia, fidelidade e respeito. Um bom cão não morde o dono. Só existe uma situação que eu aceito que uma cadela morda o seu dono: nós estejamos machucando um filhote, o ameaçando. E eu já fiz isso ao mexer nos filhotes e os retirar de sua presença para tirar fotos por exemplo. Aqueles olhos apreensivos fitando o filhote mas nenhum ato de agressividade contra mim. E um bom dono sabe ler as expressões, entender o que o cão está nos dizendo com seu olhar e gestos. Muitas vezes eu provoquei dor numa fêmea quando estava querendo parir, dilatando com os dedos a vulva, o canal vaginal para tentar facilitar a saída do filhote. Gerando dor, a cadela gemendo de desconforto, apesar de eu estar ajudando a conseguir parir. Fiz isso algumas vezes nesses anos. Retirei filhotes trancados. Com o pescoço ao lado daqueles caninos. Uma mordida em minhas jugulares poderia ser fatal. Mas nunca senti medo. Já separei brigas e nunca fui mordido. O american sabe quem está no comando e de bobo ele não tem nada. Já enviei mais de 1 mil americans pelo Brasil afora e o consenso é de que é um cão incomparável. 
Tenho uma cumplicidade com meus americans. Mas eles são animais e nunca podemos ter certeza absoluta de tudo. Isso seria um pensamento idealizado, delirante e fantástico. Mas confio mais neles do que na maioria dos seres humanos. Os seres humanos raramente perdoam e são condicionais. Os cães nos procuram e nos lambem mesmo que no dia anterior tenhamos xingado e até batido neles. Eles não perdoam pois na verdade nem encararam que tenham sido agredidos por nós. Não acreditam nessa hipótese pois o sentimento que nutrem é incondicional, puro, verdadeiro, respeitoso e eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

American Stafforshire uma paixão que se tornou hábito

Uma paixão que se tornou hábito A palavra Venda de Filhotes de American Staffordshire me parece forte. Por isso nunca escrevi essa pala...