quarta-feira, 18 de abril de 2018

Cães e autismo

Cães e autismo

Um novo estudo dá suporte para a idéia de que a interação com um cão beneficia muitas crianças com a desordem chamada de autismo. Nesse tipo de condição a criança apresenta vários sintomas que a distanciam do convívio social e requerem cuidados especializados com uma grande demanda familiar. Os pais ficam angustiados tentando descobrir as melhores opções para ajudarem seus filhos.
Embora o autor desse artigo no Journal of Pediatric Nursing refira que é importante considerar a sensibilidade de cada criança em particular como também a dinâmica familiar nessa cuidadosa consideração pela relação com um cão.

O estudo analisa a interação das crianças com cães. Aproximadamente dois terços das famílias estudadas teriam adquirido um cão. Desses 94% disseram que seus filhos se ligaram fortemente com seu cão. Uma relação intensa.
Mesmo em famílias que não possuíam cães sete em cada 10 familiares inquiridos disseram que seus filhos gostavam de cães.
Estudos anteriores haviam concluído que as crianças autistas quando tiveram um relacionamento precoce com um cão adquiriram grandes aptidões de sociabilidade. Esses trabalhos evidenciam que essa influência é significativamente maior do que com brinquedos. Do mesmo modo os programas de terapia com equinos.
A criança com autismo terá um benefício especial com essa interação. Os cães oferecerão amor e companheirismo incondicional e sem qualquer julgamento, conforme o estudo de Gretchen Carlisle que é fellow no Research Center for Human-Animal Interaction da Universidade de Missouri College of Veterinary Medicine.
Uma criança autista que seja muito agitada ou sensível a ruídos não se sentirá bem com um cão muito agitado ou que lata em excesso. Michele Arbogast que coordena um programa nos USA chamado de “um cão especial para uma criança especial” colocou em ordem de preferência as 5 melhores raças para conviverem com as crianças autistas.
Quem ficou em primeiro lugar foi o Staffordshire Bull Terrier. Considerando que este se assemelharia a um american staffordshire menor eu diria que ambas as raças possuem a mesma habilidade para lidarem com crianças autistas pois o american é uma evolução do Staffordshire Bull Terrier e inclusive em testes de inteligência o american é superior por não ser teimoso. Na minha concepção o que deveria nortear a escolha seria a análise do temperamento do filhote através de testes e a escolha de um exemplar que seja pequeno ou maior se a criança for mais crescida. No quesito interatividade com a criança não existe diferença entre esses dois cães da linhagem staffordshire terrier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

American Stafforshire uma paixão que se tornou hábito

Uma paixão que se tornou hábito A palavra Venda de Filhotes de American Staffordshire me parece forte. Por isso nunca escrevi essa pala...