sábado, 21 de abril de 2018

O que é uma exposição canina?

O que é uma exposição canina?

No Brasil nós temos uma entidade chamada CBKC. Ela se localiza no Rio de Janeiro. É o órgão máximo da Cinofilia no Brasil. Ela está subordinada à FCI que é a Federação Cinológica Internacional localizada na Bélgica. No Brasil encontramos órgãos regionais representativos dessas cidades ou de determinado estado. Assim, em SP temos o Kennel Club de São Paulo, em Porto Alegre temos o KCRGS (Kennel Club do Rio Grande do Sul) e assim por diante. A CBKC organiza exposições em várias cidades do Brasil. Para participar de uma exposição basta o cão possuir pedigree. 

Entrando no site da CBKC é possível ver o calendário de exposições. Digamos que nesse final de semana tenha uma exposição em Belo Horizonte. Existe uma data de inscrições. Fazendo contato com esse kennel organizador, depositar o valor de inscrição e, no dia da exposição estar lá. Se moras em Manaus terás que levar teu cão até BH e, no dia da exposição, no momento que chamarem os cães da tua raça e idade respectiva e classe (esses detalhes eu explico depois) entras e disputas. 
Uma pessoa dona de um cão poderá levar o seu cão em uma exposição apenas e depois não levar mais. Poderá levar todos os finais de semana, viajando com o cão ou pagando um profissional para isso. Normalmente é um handler que apresenta o cão. É um profissional que sabe desfilar com cães em exposições. Nessas exposições existe um juíz. Ele olha os cães e escolhe aquele que gosta mais. Ele observa se o cão corresponde ao padrão da raça, se está saudável, se possui os dois testículos se for macho, se tem um tamanho proporcional ou condizente com o padrão da raça, se não possui nenhum defeito desqualificante (defeito desqualificante são defeitos que aparecem no padrão da raça e que está escrito na CBKC e nromas da FCI), exemplo uma mordedura defeituosa, uma cor ou proporção de cor proibida, etc.
Se o cão apresenta as características físicas corretas ele tem chances de se tornar um campeão. Mas precisa se apresentar bem. Se ele desfilar triste, com a cabeça para baixo. ou indomável, ou agressivo com o juíz, ou sem fazer um show adequado (por isso o termo best in show já que a exposição é tida como um show) ele não terá sucesso em exposições. Não irá longe. O cão precisa ser bonito, correto e, principalmente se apresentar bem. Digo principalmente porque será comum veres um cão melhor perder de um pior porque o pior fez show. Isso costuma deixar o dono ou criador revoltado, mas não adianta reclamar. É a regra do jogo. O juíz também pode olhar mais para determinado cão porque o handler é famoso ou porque o outro handler está mal vestido e isso fizer o mesmo confundir ou misturar o julgamento. Por ser um julgamento objetivo e subjetivo ao mesmo tempo ocorrem êrros e injustiças mas, em geral, um cão de qualidade, que se apresenta de forma excelente irá ganhar mais do que perder.
E o que é um ranking?
A CBKC e o Dogshow vão computando qualificações como títulos conquistados e pontuações obtidas nas exposições. Um cão que vai em muitas exposições obtem mais pontuações e acaba ganhando o ranking. Se levares teu cão apenas em duas exposições ele não ganhará o ranking nunca. Para que teu american receba o título de Melhor American do Brasil terás que ter um exemplar de qualidade e abrires o bolso. Te preparares para invetires muito. Despesas de viagem, do cão e do teu handler, pagamento do handler, inscrições, alimentação do handler, despesas de hotel para o handler... Eu parei de fazer isso. Já venci rankings, me tornei conhecido e passei a pensar em duas coisas. A criação propriamente dita que é o que me motiva mais e a qualificação desse ou daquele exemplar com titulação.
Como assim titulação?
Sim, se teu american for bom podes torná-lo Campeão Brasileiro ou muito mais. Grande Campeão, Campeão Panamericano, Interncional e toda a sorte de títulos. Até Campeão Mundial. Todos os anos existe uma exposição num país para a disputa do Mundial. Digamos que o campeonato Mundial seja na Inglaterra nesse ano. Tu inscreves teu cão e ele disputa lá. Se ele ganhar recebe essa titulação. 
Mas é possível saber se um filhote será Campeão no futuro?
Quando o filhote atinge uma certa idade é possível vermos certas virtudes e certos defeitos. Durante o crescimento essas virtudes poderão se manter ou não. E defeitos que não existiam poderão aparecerem. Isso torna uma aposta se afirmar com segurança que determinado filhote será um campeão no futuro pois existem fatores que são fundamentais e que independem do criador como educação, estímulo do dono, treinamento com a guia bem cedo fazendo com que o cão se acostume com naturalidade. Um cão medroso e tímido deve ser descartado para exposições. Um fator que ajuda demais na potencialidade de ser um futuro campeão é a percepção do que aquele casal gera. As virtudes dos pais em termos de transmitirem qualidades. Pais com certos defeitos de fenótipo e de temperamento costumam passar isso para a prole.
O ideal é ir numa exposição, observar e perguntar. Levar o seu filhote para que um handler o examine dando uma opinião técnica. Se for um juíz ótimo. Um criador confiável e que entenda. Enfim, se um handler gostar e nas expsoções os resultados forem bons vale a pena levar se desejas dar um título a ele.
Qual a vantagem de dar um título ao seu cão?
Se gostas do teu cão, se ele é lindo, porque não ter um diploma colocado na parede dizendo que é Campeão. É uma vaidade gostosa. Olhar todos os dias da sua vida para um cão que além de amigo, bonito e especial para ti, ainda é um Campeão, dá uma certa satisfação. Quem não gosta que o seu filho ganhou uma maratona ou que se tornou o artilheiro do time da escola. Ou que passou no vestibular. São conquistas. Agora, ficar preso nisso como uma obssessão é bem diferente.  O título será registrado na CBKC e quando registrares alguma ninhada aparecerá no pedigree dos teus filhotes que o pai ou a mãe são titulados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

American Stafforshire uma paixão que se tornou hábito

Uma paixão que se tornou hábito A palavra Venda de Filhotes de American Staffordshire me parece forte. Por isso nunca escrevi essa pala...