sábado, 21 de abril de 2018

Cão com pedigree vale a pena?

Cão com pedigree vale a pena?


O pedigree nada mais é que um documento oficial onde aparecem os pais, os avós e os bisavós do pai e da mãe de seu cão. Lá poderão estar excelentes exemplares ou não. Poderá existir um cão excelente nesse pedigree e os demais terríveis.
O pedigree pode ser falso também. Uma pessoa pode pegar o pedigree de um cão e registrar uma ninhada como se ele fosse o pai e, na verdade o pai é um pitbull do vizinho que essa pessoa acha muito forte e, a pessoa que adquire compra gato por lebre. Pessoas que possuem exemplares sem pedigree comumente fazem isso. Evidentemente que não são criadores sérios. São vendedores de cães. Felizmente existe o teste do DNA para dirimir quaisquer dúvidas. Os criadores sérios não tem nenhum interesse em fazer isso. Um pedigree excelente nos mostra o que esperar desse exemplar considerando as fotos dos pais e avós famosos por exemplo. Isso será importante no futuro se quisermos levar a sério o nosso investimento.
Alguns afirmam assim: não precisa que tenha pedigree, eu não vou criar. O pedigree é um documento importante, até para ser uma prova de que o cão é seu em caso de roubo. Num primeiro momento parece desnecessário mas é muito importante em muitas ocasiões. Digamos que num futuro uma pessoa que possui uma fêmea registrada queira cruzar com o seu cão. Se ele não possuir pedigree a ninhada não poderá ser registrada. Isso é ruím. Exemplares obtidos sem pedigree e comercializados estragam a qualidade da raça. É isso que faz com que ocorram acidentes que são exaltados na mídia. O custo do registro do exemplar é pequeno e não é o que aumenta ou diminui o valor do cão. É o mesmo que alguém chegar numa concessionária na Itália e perguntar para o vendedor: se eu não quiser os documentos seria possível me dares um desconto na Ferrari?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

American Stafforshire uma paixão que se tornou hábito

Uma paixão que se tornou hábito A palavra Venda de Filhotes de American Staffordshire me parece forte. Por isso nunca escrevi essa pala...