sábado, 21 de abril de 2018

American Staffordshire ou American Bully?

American Staffordshire ou American Bully? 

Uma realidade é o american staffordshire terrier e outra o american bully. Um é um atleta e pleno de saude. O outro pode apresentar certas limitações quando é muito abulldogado. O AST tem uma estrutura osteomuscular lapidada por gerações que o torna único. Outro é uma concepção recente em que foram usados americans, pitbulls, bulldogs e talvez alguma outra raça.
Ele não é nem um american e nem um bulldog. O bully chama a atenção por apresentar uma cabeça avantajada e possuir uma ossatura grossa. Parece um Mike Tyson. Mas essa conformação pode ser obtida num american mas guardando proporções mais equilibradas. Sabemos que um dos problemas do bulldog é a incapacidade de realizar atividades físicas intensas. Num dia quente ele fica dispneico, ronca e pode morrer se passar por um esforço. Até para cruzar pode sofrer um ataque. Introduzir essas limitações para um american com a intenção de aumentar a proporção da cabeça gerando também comumente problemas nos aprumos, articulações e constituição não me parece uma decisaõ inteligente.
É notório que esses cruzamentos são de intenção comercial para encantar os olhos em detrimento da funcionalidade e saúde. Encontramos linhas de sangue diferentes de american bully. Já vi muitos bullys mais fracos do que alguns dos meus americans. Alguns bullys são mais bonitos e proporcionais. É uma raça nova, ainda não reconhecida pela FCI e com muita disparidade. Com o tempo ela poderá se "ajeitar" e talvez se consiga um padrão sem os impedimentos que relatei. Eu prefiro um American Staffordshire Terrier ou um Bulldog Inglês. São duas concepções diferentes. Tenho muitos americans de muita estrutura e prefiro um atleta do que um alterofilista. Mas existem os que se encantam com a superfície mais do que o conteúdo. Ou com o exagero das formas. O AST é um produto de um século de seleção. O bully é um neófito na cinofilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

American Stafforshire uma paixão que se tornou hábito

Uma paixão que se tornou hábito A palavra Venda de Filhotes de American Staffordshire me parece forte. Por isso nunca escrevi essa pala...